Se há uma palavra que dá o tom de Fator Alencar é a palavra equilíbrio. É sabido que a figura de Alencar, e por ressonância a sua obra, viu-se cercada por inúmeras polêmicas, o que, aliás, ocorre com todos aqueles que ultrapassam a linha imaginária que separa os ícones dos que se misturam em um nível inferior. Daí que muitos imprudentes buscassem desqualificar a obra do escritor cearense, esgrimindo os mais diversos argumentos. E quando se produz um livro como este, que incide tão singularmente sobre a obra do autor de O guarani, seria de se esperar uma espécie de mutirão para promover a obra de Alencar em uma linearidade que destacaria o seu lado luminoso. Mas o livro percorre, como disse, a senda do equilíbrio, projetando a inegável qualidade da obra, mas também destacando inúmeros pontos que foram alvo de críticas.
Giuseppe Tomasi di Lampedusa, Luchino Visconti e Cornélio Penna. Abordando o universo ficcional e os relatos de memórias desses artistas, dois insigne..
A precariedade da arte surge de uma premissa básica: a arte não é óbvia. Sua potência nasce da lealdade cambiante que estabelece com a “verdade” do mu..
O enfoque psicanalítico das relações que o toxicômano estabelece com a droga situa-se no encontro de uma variada gama de problemas e impasses conceitu..
A partir da década de 90 do século passado, o reconhecimento das possibilidades subversivas da ficção foi cada vez mais restringido ao fato de permear..
A escritora argentina Silvina Ocampo é uma das figuras mais requintadas, talentosas e estranhas da literatura espanhola. Filha de uma família aristocr..
"Este não é apenas mais um livro sobre José de Alencar e sua obra. Invertendo perspectivas e paradigmas crítico-teóricos, Valéria Bezerra mostra que o..
O livro investiga a "mise-en-film" da fotografia no documentário brasileiro procurando demonstrar como a fotografia é requerida na elaboração da memór..
As elaborações sobre a neurose obsessiva no feminino apresentadas neste livro são fruto de uma pesquisa realizada sobre a neurose obsessiva nas mulh..
Traduzido diretamente do hebraico e organizado pelo poeta e professor de literatura hebraica da USP Moacir Amâncio, “A paisagem correta” é o primeiro ..
As democracias parlamentares têm de assegurar certo grau de igualdade e de liberdade entre seus membros para se legitimarem. Sem isso, não garantiriam..
Se há uma palavra que dá o tom de Fator Alencar é a palavra equilíbrio. É sabido que a figura de Alencar, e por ressonância a sua obra, viu-se cercada..
O livro GeoGebra: Soluções e Práticas na Geometria Analítica propõe uma abordagem diferenciada da Geometria Analítica. O objetivo desta obra não se li..
Naná é uma indiazinha guarani que nasceu por volta de 1600 no sul do Brasil. Ela se divertia com as diversas mães, acreditava em muitos deuses e adora..
Afinal de contas, você conhece Deus, crê Nele, conversa com Ele e o chama de Pai? Sabe da Sua obra redentora, ou quais benefícios pode trazer a Graça ..
Manolito Quatro-olhos era um tagarela, capaz de deixar todo o mundo tonto; seus pais, seu avó, a tia Assunção e também a psicóloga da escola, o bairro..
O tripé formação de professores, tecnologias de informação e comunicação (TICs) e ensino de produção de texto é objeto deste importante estudo de Elia..
Esta obra, em sua primeira versão, teve sua concepção dentro do curso Aperfeiçoamento de Tecnologias Educacionais, Aplicações e Possibilidade, ofereci..
Amores, escola, família, amigos. Tudo isso temperado em um caldeirão chamado adolescência. Liz, uma garota de 14 anos, é a personagem central deste ál..
O livro História ambiental: recursos naturais e povos tradicionais no Semiárido nordestino é um exercício de reflexões, articulando diversas temáticas..
Jules Verne, visionário e apreciador do progresso científico e tecnológico, transforma o gigantesco navio Great Eastern em uma das personagens princip..