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"em uma galáxia nào tào distante..." química, ludicidade e quadrinhos

"em uma galáxia nào tào distante..." química, ludicidade e quadrinhos

Autor: Cruz, Thaiza Montine Gomes dos Santos

Editora: Appris Editora

Idioma: por
Ano: 2020
Idioma: por

R$ 54,00

Frete Grátis Brasil

Prazo de entrega:

Sul e Sudeste de 5 a 7 dias

Centro-Oeste, Norte e Nordeste de 10 a 15 dias

O uso de histórias em quadrinhos (HQs) tem se mostrado um recurso interessante para o ensino de conceitos químicos. Tal perspectiva parte da associação das HQs à inserção das atividades lúdicas em sala de aula. As histórias em quadrinhos, em seus diferentes gêneros, oferecem possibilidades diversas de aplicações no universo escolar, em todos os seus níveis. O desafio é saber olhar os quadrinhos como um recurso pedagógico. Sob tal enfoque, foi proposta a dez turmas de terceiro ano do ensino médio a análise de histórias em quadrinhos comerciais e a elaboração de uma HQ inédita, tendo como tema central o conteúdo de radioatividade. Esta pesquisa configura-se como um estudo de caso. A coleta de dados se estruturou como uma análise documental que teve como textos básicos para a análise as HQ no formato de gibis produzidos pelos alunos, a análise do conteúdo da transcrição das filmagens da sala de aula e dos encontros no clube, e os comentários postados em uma página de um grupo criado em uma rede social para que os alunos fizessem comentários referentes às atividades desenvolvidas. Os resultados foram analisados sob a ótica de uma categoria: "Relações entre o subtema e as HQs produzidas". Essa categoria se divide em 4 subcategorias, a saber: "Relações efetivas entre o subtema proposto e a história elaborada"; "Relações medianas entre o subtema proposto e a história elaborada"; "Baixa relação entre o subtema proposto e a história elaborada"; e "Nenhuma relação direta entre o subtema proposto e a história elaborada". Infere-se, a partir dos resultados, que ao criar as próprias HQs trabalhando a associação entre imagens, palavras e ideias, o aluno se apropria do conhecimento científico de forma dialógica e se sente motivado considerando-se o divertimento e o aspecto lúdico envolvido na atividade.

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