Menu
Your Cart

A mise-en-film da fotografia no documentário brasileiro e um ensaio avulso

A mise-en-film da fotografia no documentário brasileiro e um ensaio avulso
A mise-en-film da fotografia no documentário brasileiro e um ensaio avulso

Autor: Vale, Glaura Cardoso

Editora: Relicário

Idioma: por
Ano: 2016
Idioma: por

R$ 39,90
  • Disponível: Indisponível
  • Editora: Relicário
  • ISBN: 9788566786453

Frete Grátis Brasil

Prazo de entrega:

Sul e Sudeste de 5 a 7 dias

Centro-Oeste, Norte e Nordeste de 10 a 15 dias

O livro investiga a "mise-en-film" da fotografia no documentário brasileiro procurando demonstrar como a fotografia é requerida na elaboração da memória das pessoas filmadas. A partir de dois eixos temáticos construídos pela autora, denominados “Álbuns de família” e “Retratos da dor”, dois dos ensaios reunidos no livro abordam os seguintes filmes: Acácio (2008), de Marília Rocha; Nos olhos de Mariquinha (2008), de Cláudia Mesquita e Junia Torres; Retratos de identificação (2014), de Anita Leandro; Cabra marcado para morrer (1984) e Moscou (2009), de Eduardo Coutinho. Como um signo especial que guarda, em si, o efeito paradoxal de ser presença da ausência e ausência da presença, noção benjaminiana retomada por vários estudiosos da imagem, ao trazer à luz tais fotografias, os filmes acabam por reinseri-las na linha do tempo. Dessa forma, uma história individual ou coletiva pode ser redescoberta, repensada, submetida ao olhar crítico. Um terceiro ensaio, destaca as relações entre a leitura e a escrita do movimento no cinema de Aloysio Raulino, e, em particular, uma enigmática (e borgeana) passagem de Inventário da rapina (1986) desse importante fotógrafo e realizador brasileiro.

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.
Etiquetas: Vale, Glaura Cardoso