Redigido entre 1979 e 1980, a anomalia selvagem: poder e potência em Espinosa, publicado pela primeira vez no Brasil em 1993 e agora relançado em edição revista por Homero Santiago e Mario Marino, é uma prova da força do pensamento de Antonio Negri, um dos mais importantes e influentes filósofos da ..
Este livro está em questão o capitalismo pós-colonial. É preciso pensar nas condições históricas, antropológicas e epistemológicas de novas formas de produção de riqueza material e simbólica dum modo de produção não capitalista. Desde o final do século XX, as lutas anticapitalistas têm um fundo comu..
Para a feminista e teórica de mídia Kylie Jarrett, existe uma contradição na mídia digital. Usamos plataformas comerciais como Facebook ou Twitter para expressar nossa identidade e nossos afetos, construir comunidades e para nos engajarmos politicamente. Os sites de mídia social estão cada vez mais ..
Lançamento conjunto da Politeia com a Autonomia literária, este livro marca o encontro de dois expoentes do pensamento e da prática política das últimas décadas. Félix Guattari, filósofo ligado ao pós-estruturalismo francês e incansável agitador político presente em diversas iniciativas ao redor da ..
Nos últimos anos, movimentos sociais "sem liderança" proliferaram em todo o mundo, do norte da África e do Oriente Médio à Europa, Américas e Ásia Oriental. Alguns desses movimentos levaram a ganhos impressionantes: a derrubada de líderes autoritários, o avanço da política progressista e a oposição ..
A política no sentido clássico do termo refere-se à condição humana para além das necessidades materiais. O espaço público - a ágora - é o lugar da liberdade, da igualdade e da infinitude. Ao contrário, a casa - o oikos - é o lugar da necessidade, é onde se desenrolam os fatos materiais inerentes à ..
Crítica da razão pós-colonial traça a figura do informante nativo" a partir de diversas práticas culturais -- filosofia, história, literatura e crítica do feminismo -- para indicar que ele emerge como um híbrido, meio metropolitano, meio "selvagem", aparentado com o Calibã de Shakespeare. Este livro..
Devemos sentir-nos afortunados quando um pensador original se debruça sobre o pensamento de outro e lhe dedica um escrito. É o caso do trabalho de Heidegger sobre Nietzsche. É o caso, também, das diversas monografias de Deleuze sobre autores como Hume, Bergson e Foucault. É o caso, enfim, deste Dele..
Nos textos aqui reunidos, o professor de filosofia da USP Homero Santiago explora um campo situado entre servidão e liberdade. A partir da pergunta de Espinosa retomada por Deleuze e Guattari - por que lutamos por nossa servidão como se lutássemos por nossa liberdade? -, o livro compreende servidão ..
Como escrever sobre a ampliação a que submetemos este mundo em nossos esforços por ingerir e digerir a Colônia? Você pode começar a filosofar de muitas formas, mas se quiser começar por esta pergunta, organizamos estes experimentos de filosofia pós-colonial. Experimentos porque, antes de tudo, é pre..
O filósofo francês Michel Foucault é um dos autores mais citados nas ciências sociais e humanidades, muito conhecido por seus estudos acerca da prisão e da sexualidade. Seu diagnóstico da sociedade disciplinar e punitiva apresentado em Vigiar e punir (1975) influenciou um sem-número de pesquisas no ..
Apanhada de surpresa pela sua própria força, a extrema direita subiu ao poder em democracias liberais pelo mundo. Cada eleição é um novo choque: neonazistas no parlamento alemão, neofascistas no italiano, o Brexit celebrado pelos tabloides xenófobos, a ascensão do nacionalismo branco na Escandinávia..