Contos holandeses (1839-1939) é a primeira antologia do conto holandês publicada no Brasil e, na prática, a primeira da América Latina. Em dezoito contos de dezoito autores, percorre-se cem anos da mais alta literatura dos Países Baixos, partindo da primeira metade do século XIX até meses antes do começo da Segunda Guerra.
Temos aqui os principais representantes do cânone holandês: Hildebrand, Multatuli, Jacobus van Looy, Arnold Aletrino, Herman Heijermans, Jacob Israël de Haan, Carry van Bruggen, Louis Couperus, Marcellus Emants, Theo Thijssen, Jan Jacob Slauerhoff, Edgar du Perron, Aart van der Leeuw e Hendrik Marsman. Alguns, inclusive, concorreram formalmente ao Prêmio Nobel de Literatura: Frederik van Eeden, Albert Verwey, Arthur van Schendel, Simon Vestdijk, este último foi indicado 15 vezes ao prêmio sueco.
Perfazendo uma ampla amostragem dos mais diversos gêneros – do cômico ao fantástico, do trágico ao experimental –, estes clássicos da literatura holandesa são quase todos inéditos em português, e alguns ganham aqui a sua primeira tradução mundial.
No princípio era uma bíblia cor-de-rosa, a origem de tudo reescrita. E aí tem: Björk, libélula, incenso, Tetine feat. Claudia Wonder, bombom belga, ca..
A Ilíada narra os eventos próximos à queda de Troia. Seu fio condutor, explicitado já no primeiro verso do poema, é a ira de Aquiles. Essa ira devasta..
Este não é apenas mais um livro sobre a dor, a morte, o sentimento e as sensações de perder alguém muito próximo. É mais: um relato duro, perplexo, de..
Neste livro, professores-pesquisadores da área de Ciências Humanas problematizaram a ascensão das políticas antidemocráticas, procurando evidenciar a ..
O livro que o leitor tem em mãos oferece uma perspectiva renovadora e empiricamente rica para se compreender a ação dos movimentos sociais e dos ativi..
Obra central na carreira sociológica do autor, este livro constrói uma correspondência entre práticas culturais e classes sociais, evidenciando as rel..
Por meio da devoção sacrificial, corpos sacrificados, identificados ao corpo do Cristo sofredor, passam de vítimas desorientadas pelo sofrimento a age..
“A fenda” é composta por uma coletânea de poemas de Marco Antonio de Abreu Scapini. Trata-se de um testemunho da sobrevivência da palavra desde sua pr..
A que ponto chegamos? Realmente vai ser necessária muita criatividade para escaparmos de um ponto final do jeito que a coisa anda, dois pontos: traves..
A literatura produzida por mulheres tem recebido, nas últimas décadas, maior atenção e reconhecimento em nível global. Configura-se, contudo, ainda co..
Contos holandeses (1839-1939) é a primeira antologia do conto holandês publicada no Brasil e, na prática, a primeira da América Latina. Em dezoito con..