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A ideia-imagem: forma e representação na fotografia moderna

A ideia-imagem: forma e representação na fotografia moderna
A ideia-imagem: forma e representação na fotografia moderna

Autor: Salles, Filipe

Editora: Appris Editora

Idioma: por
Ano: 2016
Idioma: por

R$ 66,00

Frete Grátis Brasil

Prazo de entrega:

Sul e Sudeste de 5 a 7 dias

Centro-Oeste, Norte e Nordeste de 10 a 15 dias

A ideia-imagem: forma e representação na fotografia moderna traz ao leitor discussões sobre a significação, veracidade e fluidez das imagens da era digital, em especial as da fotografia, consideradas por autores relevantes, como Soulages, Barthes, Sontag, Santaella, Flusser, Benjamin, Aumont e Couchot, entre muitos outros, como provas fidedignas de uma existêcia e como mediações entre homem e objeto que permitem interpretações variadas, mas unânimes em considerá-las representações do real. Nesta extensa seara de conhecimento, o autor adota uma visão platônica, e assim procura investigar aquilo que se chama de realidade e representação, levantando a questão que hoje se apresenta de forma indelével como uma afronta ao testemunho da veracidade: a manipulação da fotografia. O que antes ocorria por meios químicos, que pressupunham um trabalho artesanal e especializado, hoje está disponível a qualquer um mediante softwares amplamente disseminados. Assim, mais do que nunca é preciso rever a ideia de que a fotografia seja uma fonte fidedigna de existêcia, mesmo considerando um testemunho histórico. Até que ponto podemos “confiar”; na fotografia como documento? Onde estaria a realidade propriamente reconhecível e confiável? Questões como essas levarão não apenas ao suporte fotográfico em si, mas à sua instância anterior – a própria ideia da fotografia, ou a fotografia como uma ideia. Neste estudo também foram analisadas as diferentes maneiras de se utilizar o suporte fotográfico, a fim de elucidar o papel das imagens fotojornalísticas, publicitárias, sociais, históricas, documentais ou mesmo amadoras e turísticas. Antes de ser vista como um fenômeno de comunicação, a intensa proliferação das imagens que o século XX registrou – e que adentrou o XXI com força descomunal –, pode ser vista como um fenômeno psíquico, dada a relação quase patológica que hoje a sociedade moderna constrói com a fotografia.

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Etiquetas: Salles, Filipe